Segunda, 23 de Junho de 2025
28°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Cidades Educação

BRASILIA: EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DECIDEM MANTER GREVE 

Professores da educação básica iniciaram greve por tempo indeterminado. No quarto dia do movimento, categoria decidiu manter braços cruzados

06/06/2025 às 07h44
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
BRASILIA: EM ASSEMBLEIA, PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DECIDEM MANTER GREVE 

Em assembleia na manhã desta quinta (5/6), os professores da rede pública do Distrito Federal decidiram dar continuidade à greve da categoria. Essa foi a primeira reunião geral dos educadores desde o início do movimento paredista, na última segunda-feira (2/6).

 

A Justiça atendeu a um pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) e definiu uma multa de R$ 1 milhão por dia mantido da greve, bem como o corte de ponto dos servidores que aderirem ao movimento, por considerar o movimento “abusivo”. Uma nova assembleia-geral está marcada para a próxima terça-feira (10/6).

 

No 3º dia de greve, 35% das escolas públicas do DF amanhecem fechadas

Protesto de professores em greve tem confusão em frente à SEE-DF

 

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) cobra reajuste salarial, a reformulação da carreira e nomeações de profissionais efetivos aprovados em concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

 

Antes da assembleia, diretores do Sinpro-DF participaram de reunião com representantes do GDF, inclusive da SEEDF e da Casa Civil. A categoria, porém, rejeitou a proposta apresentada pelo Executivo local para o fim da paralisação.

 

O governo distrital propôs a convocação de 3 mil professores em dezembro de 2025, com posse em janeiro de 2025; a prorrogação do prazo do concurso público em vigência, que vence em 27 de julho; o lançamento de novo certame; e a construção do calendário do novo plano de carreira da categoria, com acompanhamento pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O sindicato considerou a proposta insuficiente.

 

Saiba as reivindicações da categoria

Reajuste de 19,8%.

Reestruturação do plano de carreira.

Diminuição do tempo para chegar ao topo da tabela salarial.

Pagamento do dobro do percentual de titulação atualmente aplicado para professores ou orientadores educacionais com especialização, mestrado e doutorado. Hoje, esses percentuais são, respectivamente, de 5%, 10% e 15% sobre o vencimento básico.

A mesa de negociação foi articulada pelo presidente da Corte, o desembargador Waldir Leôncio Júnior. O movimento do Judiciário resultou de uma reunião com representantes do sindicato, na noite dessa quarta-feira (4/6). Durante o encontro, a presidência do TJDFT assumiu o compromisso de buscar o diálogo entre as partes. E, para os educadores, a reabertura da mesa de negociação representou uma vitória.

 

Em relação à decisão que impôs a multa milionária, o Sinpro-DF protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quarta-feira (4/6), uma Reclamação Constitucional com pedido de liminar contra a decisão da Justiça local. O sindicato pede que a Suprema Corte suspenda a medida judicial, por justificar que ela ignora a “causa principal da paralisação”.

 

Ainda nesta manhã, durante uma agenda oficial de reinauguração da Praça do Relógio, em Taguatinga, o governador Ibaneis Rocha (MDB) falou tanto sobre a greve dos professores quanto da paralisação dos enfermeiros da rede pública por 12 horas, prevista para a próxima quarta-feira (11/6).

 

“Hoje, nossa oposição está, digamos assim, flácida e plasma. Então, estão trabalhando junto a esses sindicatos para tentar fortalecer uma base e concorrer às eleições do ano que vem. Agora, sempre estamos abertos à negociação. Não tem problema algum. Então, não vou deixar de administrar para todos, como viemos fazendo, e administrar para pequenos grupos”, declarou.

 

FONTE: METRÓPOLES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Brasília, DF Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 28°

Ter 25°C 17°C
Qua 27°C 14°C
Qui 26°C 15°C
Sex 27°C 15°C
Sáb 27°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio