Terça, 15 de Julho de 2025
17°

Tempo limpo

Brasília, DF

Especiais Especial

HECAD É REFERÊNCIA ESTADUAL NO TRATAMENTO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS 

Paciente do Hecad que passou por tratamento de fissuras labiopalatinas

26/06/2025 às 01h38
Por: Redação Fonte: AGÊNCIA CORA CORALINA
Compartilhe:
HECAD É REFERÊNCIA ESTADUAL NO TRATAMENTO DE FISSURAS LÁBIO PALATINAS 

Diferencial da atuação no Hecad está na oferta de um cuidado interdisciplinar e humanizado, que envolve especialistas das áreas de odontologia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.

 

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) tem se destacado como referência no tratamento de fissuras labiopalatinas em Goiás. Desde que passou a abrigar o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), em 2022, o hospital consolidou avanços significativos na oferta de cirurgias corretivas e no atendimento especializado a pacientes com a malformação congênita.

 

A estrutura moderna, aliada ao corpo clínico multiprofissional, possibilitou que mais de 21 mil consultas fossem realizadas, além de 800 cirurgias, entre procedimentos de alta complexidade e ambulatoriais.

 

Antes da integração do Cerfis à estrutura do Hecad, o tempo de espera para a realização da cirurgia de correção podia ultrapassar 19 meses. Os resultados refletem diretamente na qualidade da assistência prestada e na redução desse tempo para menos de um mês.

 

Em 2024, o Hecad já realizou 84 cirurgias de alta complexidade, o que representa 70% do total de todo o ano passado, que fechou com 120 procedimentos complexos. Atualmente, não há fila de espera para a realização da cirurgia de correção das fissuras labiopalatinas na unidade.

 

Atendimento humanizado e multiprofissional

De acordo com o cirurgião dentista Leonardo Araújo Andrade, supervisor do Cerfis, o diferencial da atuação no Hecad está na oferta de um cuidado interdisciplinar e humanizado, que envolve especialistas das áreas de odontologia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.

 

“A atuação multiprofissional impulsionou os estudos científicos, a definição de protocolos mais rápidos e mais assertivos, e promoveu um atendimento integral ao paciente”, afirma.

 

2º Simpósio do Cerfis: Avanços Multidisciplinares no Tratamento das Fissuras Palatinas

Esse avanço foi destacado na celebração do Dia Nacional de Conscientização sobre as Fissuras Labiopalatinas, em 24 de junho, durante a realização do 2º Simpósio do Cerfis: Avanços Multidisciplinares no Tratamento das Fissuras Palatinas, que reuniu mais de 200 profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e de diferentes municípios, no auditório do Hecad.

 

O evento foi voltado à troca de experiências, ao fortalecimento do cuidado especializado e à divulgação dos resultados alcançados.

 

Tratamento de fissuras labiopalatinas

A malformação, que atinge cerca de 1 a cada 650 nascidos vivos no Brasil, tem causas multifatoriais e pode gerar impactos psicológicos, sociais e econômicos significativos para os pacientes e suas famílias. Nesse contexto, a atuação do Hecad, por meio do Cerfis, reforça o compromisso com a assistência especializada e com a promoção da saúde desde os primeiros anos de vida.

 

A iniciativa está em consonância com a prioridade estabelecida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), de garantir acesso a tratamentos de alta complexidade, com celeriade, acolhimento e excelência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários