Terça, 15 de Julho de 2025
22°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Especiais Especial

RECONHECIMENTO LEGISLATIVO 

Assembleia Legislativa oficializa devoção ao Divino Pai Eterno e à romaria a Trindade com a proposição de leis que celebram a fé do povo goiano.

04/07/2025 às 01h57
Por: Redação Fonte: Assembleia de Notícias
Compartilhe:
RECONHECIMENTO LEGISLATIVO 

 Nesta quinta-feira, 3, município da região Metropolitana é sede simbólica do estado.

 

A devoção ao Divino Pai Eterno, praticada por milhões de fiéis em Goiás, recebeu reconhecimento oficial por meio de uma série de leis aprovadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). As normas destacam o valor religioso, cultural e histórico da romaria e de seus símbolos, reforçando Trindade como a “Capital da Fé” e o segundo maior local de peregrinação do país.

 

A Lei nº 23.189, de 6 de janeiro de 2025, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), declarou a Novena do Divino Pai Eterno como Patrimônio Cultural Imaterial goiano. A celebração é uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reunindo milhões de pessoas todos os anos em uma intensa demonstração de fé, devoção e tradição.

 

O Grande Sino Vox Patris, um símbolo marcante da religiosidade goiana, foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Artístico goiano por meio da Lei nº 23.455, de 2 de junho de 2025, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD). Em complemento, a Lei nº 23.502, de 16 de junho de 2025, do presidente da Casa deputado Bruno Peixoto (UB), incluiu a chegada do sino Vox Patris a Trindade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

 

A imagem do Divino Pai Eterno, tão reverenciada pelos devotos, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado pela Lei nº 23.525, de 25 de junho de 2025, de autoria do deputado Julio Pina (SD), reforçando o elo espiritual entre o povo goiano e a tradição religiosa centenária.

 

No mesmo dia, a Lei nº 23.527, também de Julio Pina, proclamou oficialmente o Divino Pai Eterno como Patrono do Estado de Goiás, um gesto que eterniza o papel da fé na formação da identidade goiana.

 

Decreto

 

Em apoio às iniciativas do Legislativo, o Decreto nº 10.708, de 16 de junho de 2025 estabelece o funcionamento da sede simbólica da capital do Estado de Goiás no município de Trindade, no dia 3 de julho.

 

O Governador de Goiás despachará diretamente de Trindade, acompanhado por secretários, auxiliares do Poder Executivo, parlamentares, autoridades dos demais Poderes e representantes de órgãos autônomos. Também serão realizadas audiências públicas previamente agendadas, fortalecendo o diálogo com a população e as lideranças locais.

 

A transferência da sede simbólica durante a Romaria reforça o reconhecimento oficial da importância religiosa e cultural da festa, que mobiliza milhões de fiéis e fortalece a identidade do povo goiano.

 

Bruno Peixoto (UB), parabenizou os autores das proposições e destacou a sensibilidade da Casa em reconhecer oficialmente os símbolos que representam a fé do povo goiano:

 

“Minha gente, mais do que leis, essas medidas são declarações de amor e respeito à história, à cultura e à espiritualidade do nosso estado. O Divino Pai Eterno é símbolo da esperança e da união do povo goiano”, afirmou.

 

Com essas ações, a Assembleia Legislativa consolida o compromisso de preservar e valorizar a herança cultural e religiosa de Goiás, reforçando a força da fé como parte viva da identidade do estado.

 

Agência Assembleia de Notícias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários