Terça, 15 de Julho de 2025
22°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Especiais Especial

DESFILE DOS CARROS DE BOI E BADALADAS DE SINO SÃO UMAS DAS ATRAÇÕES DA ROMARIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM TRINDADE.

Romaria do Divino Pai Eterno inicia com badalo de sino gigante, visitas às obras do novo santuário e procissões

06/07/2025 às 09h51 Atualizada em 06/07/2025 às 10h13
Por: Redação Fonte: PORTAL JORNAL NOSSA FOLHA -DF
Compartilhe:
DESFILE DOS CARROS DE BOI E BADALADAS DE SINO SÃO UMAS DAS ATRAÇÕES DA ROMARIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM TRINDADE.

Pontos de apoio com massagem, Wi-fi e primeiros socorros: veja os serviços oferecidos para quem faz a Romaria do Divino Pai Eterno

Maior sino que badala do mundo passa a tocar três vezes por dia

 

Durante a viagem, os romeiros param para preparar uma refeição com mandioca, arroz e carne de lata.

 

"Vamos dizer que é o lanche, nós não almoçamos. Aí a gente fica sempre no lanche antes da janta", brinca um dos carreiros da Comitiva Cinquim.

 

A parada serve ainda para descangar os animais, quando retira-se a estrutura que une os bois para que fiquem lado a lado durante a caminhada. Depois, são levados para o pasto para se alimentarem e beber água.

 

Foto

 

Durante os sete dias até chegar a Trindade , o cansaço chega e também alguns imprevistos no caminho, como o da estudante Rafaela Flores, que contou ter torcido o pé enquanto ajudava com o manejo dos bois. Mesmo assim, ela disse que segue firme para chegar à capital da fé em Goiás.

 

Tradição e cultura

Um dos pontos altos da Romaria do Divino Pai Eterno é o tradicional desfile dos carros de boi, tradição que remete aos primórdios dessa devoção. De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o desfile de carros de boi é uma manifestação de fé e tradição.

 

Segundo a Afipe, por causa da relevância como referência cultural e representatividade da vida rural, a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em setembro de 2018.

 

Foto

 

“Ressaltando seu significado histórico e cultural na Romaria do Divino Pai Eterno. Com o caráter coletivo da experiência, envolvendo famílias inteiras em um ato de devoção e sacrifício. Pois, é um marco na história de Trindade, sendo uma tradição que caminha com a história de devoção ao Pai Eterno. Além de ser um momento de sacrifício e superação onde os romeiros enfrentam desafios para expressar sua fé”, disse o missionário redentorista padre João Bosco, à Afipe.

 

JNFBRASIL-JORNAL NOSSA FOLHA-DF ENTORNO E GOIÁS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários